1º de Maio: Trabalhadores! A guerra de classes começou!
Fonte: UIT-QI
Por: Miguel Lamas

Em Chicago, 200.000 trabalhadores entram em greve geral em 1 de Maio, exigindo jornada de trabalho de 8 horas. Em 2 de maio, 50.000 trabalhadores foram para a fábrica fábrica McCormick, que tinha demitido os seus trabalhadores e foi a única fábrica a trabalhar com fura-greves. A polícia disparou para a multidão de manifestantes, com o resultado de seis trabalhadores mortos e muitos feridos.

Albert Fischer, editor do jornal anarquista Arbeiter Zeitung, redigiu uma proclamação que mais tarde foi usado como prova criminal para levá-lo para a forca. Imprimiu 25.000 folhetos, que diziam:

"Trabalhadores:..! A guerra de classes começou. Ontem, em frente à fábrica McCormick, trabalhadores foram fuzilados. Seu sangue pede vingança! Quem pode duvidar que os chacais que nos governam querem o sangue dos trabalhadores? Mas os trabalhadores não são um rebanho de ovelhas. Ao Terror Branco devemos responder com o Terror Vermelho! A morte é preferível à miséria. Se os trabalhadores são fuzilados, devemos responder de modo que os patrões se lembrem por muito tempo. É a necessidade que nos faz gritar: Às armas!. Ontem, mulheres e crianças dos pobres choravam por seus maridos e seus pais mortos, enquanto nos palácios dos ricos enchiam os copos de vinho caro e bebiam à saúde dos bandidos da ordem.Secai suas lagrimas vocês que estais sofrendo! Tenham coragem,escravos!Levantem-se ".

No dia seguinte, houve confrontos com a polícia. Uma grande manifestação foi atacada a bala. Alguém jogou uma bomba contra a polícia e um policial foi morto. A Polícia atirou e assassinou muitos trabalhadores. Ninguém nunca soube o número de mortos e feridos. Milhares de pessoas foram demitidas. E os líderes da greve julgado e alguns deles enforcados.

Condenados à prisão

Samuel Fielden, Inglês, 39 anos, padre metodista e operário têxtil, condenado à prisão perpétua.
Oscar Neebe, americano, 36 anos, vendedor, condenado a 15 anos de trabalho forçado.
Michael Schwab, alemão, 33tipografo , condenado à prisão perpétua.
.
Condenados a morte por enforcamento

Em 11 de novembro 1887 foi consumada a execução de:

Georg Engel, alemão, 50 anos, tipógrafo.

Adolf Fischer, alemão, 30 anos, jornalista.

Albert Parsons, EUA 39 anos, jornalista, marido de Lucy González Parsons mexicana. Provou que não estava presente na cena, se entregou para estar com seus companheiros e foi igualmente condenado.

Agosto Vincent Spies Theodore, alemão 31, jornalista.

Louis Lingg, alemão, 22 anos, marceneiro, para não ser executado cometeu suicídio em sua cela.

Em 1890, Frederick Engels, no prefácio de uma nova edição do Manifesto Comunista, escreveu:

"O proletariado da Europa e da América mede suas forças, mobilizadas pela primeira vez em um único exército, sob uma única bandeira e para um único objetivo imediato: a definição jurídicada jornada de oito horas proclamada já em 1866 pelo Congresso da Internacional realizado em Genebra, e novamente em 1889 pelo Congresso de trabalhadores de Paris. O espetáculo de hoje demonstrara aos capitalistas e latifundiários de todos os países que os proletários de todos os países estão unidos. Óh! Se Marx estivesse do meu lado para assistir com seus próprios olhos ".

A 126 anos após esta proclamação, quando os capitalistas anularam o direito de descansar e reimpondo opressivas jornadas de trabalho na maior parte do mundo, e condena milhões à marginalização e ao desemprego, quando seus exércitos no Iraque, no Afeganistão ou na Síria, quando seus capangas assassinam no México, Colômbia ou Venezuela, a proclamação de Adolf Fisher mantém toda a sua validade histórica
Data de Publicação: 01/05/2012 09:18:41

Galeria de Fotos: