BRASA: A GREVE CONTINUA! ATÉ A VITÓRIA FINAL!
Fonte: Comissão de Fábrica do Estaleiro Brasa


A greve que começou dia 15/04, continua forte com 100% de adesão. Apesar de toda tentativa da empresa em obrigar os trabalhadores a voltar ao trabalhado, sem nenhuma negociação da pauta de reivindicação dos trabalhadores.

Na audiência de conciliação, do dia 22/04, no TRT do Rio, a direção da empresa se manteve intolerante e desprezou até mesmo a proposta de conciliação feita pela Procuradora e pela Juíza do trabalho. Fato que comprova a total culpa da direção do Brasa que se nega da uma solução para esse impasse ao não reconhecer o direito dos trabalhadores negociarem sua pauta de reivindicação, através de sua Comissão de Fabrica, democraticamente eleita.

A Juíza e a Procuradora alertaram para o erro de demissão dos Cipeiros e de quem quer que seja enquanto estiver uma greve em curso, para evitar abuso do poder econômico! Os advogados do Brasa disseram que é “questão de princípio punir quem luta”. Por isso a greve continua.

Nossa luta já começa a contagiar outros estaleiros, ontem dia 23/04, os trabalhadores do estaleiro Mauá pararam suas atividades por dentro, pois desde o dia 20/04 não é depositado seu Visa vale. A empresa teve a cara de pau de dizer que não depositou por que teve que comprar etileno. Os trabalhadores também já não têm direito ao adiantamento desde setembro, além de não receberem a 2ª e 3ª da PLR do ano passado. A patronal do Mauá soltou uma circular responsabilizando o banco, que desde o dia 17/04, não teria procedido corretamente o pagamento do VR. É uma tremenda mentira, pois até hoje, dia 24/04, o trabalhador continua sem seu direito!

Mas, sem duvida nenhuma a greve do Brasa está contagiando os outros estaleiros, pois somos todos metalúrgicos e passamos pela mesma exploração dessa patronal sanguessuga e gananciosa. É necessário unificar a luta com os metalúrgicos de todos os estaleiros para termos uma campanha salarial e PLR que atenda nossas necessidades e que valha a pena ao trabalhador.

EXIGIMOS READMISSÃO DOS CIPEIROS, DEVOLUÇÃ0 DESCONTO DO ADIANTAMENTO E PLR PROPORCIONAL. NEGOCIAÇÃO JÁ!

Nossa luta não é brincadeira, o Brasa e a SBM, acham que por ter relações promiscuas com o governo federal ou com a Petrobras, podem fazer todo tipo de injustiça contra os trabalhadores. Desde o ano passado estamos lutando por dignidade e condições de trabalho:

1º Foi a comida estragada e contaminada que o Brasa servia para os trabalhadores, mas nosso boicote os obrigou a melhorar um pouco, mas ainda tem muito que superar nesse item;

2º Foram os constantes acidentes que quase levaram a óbitos vários trabalhadores, além de impedirem a fiscalização da CIPA, ainda obrigavam trabalhadores acidentados e sem condições de trabalho a assinarem termos de compromisso remanejados para outras funções, sem a mínima condição de saúde pra isso;

3º Nosso contracheque que vem com pagamento menor, que o espelho sempre chega atrasado e nosso dinheiro que sempre vem faltando. Alguém está levando por fora o que é nosso de direito;

4º Assédio moral e ameaças constantes de muito superiores, desrespeito a nossa condição mínima de trabalhador cercado de humilhações sucessivas;

5º Foi a redução do salário dos trabalhadores da elétrica que perderam mais de R$ 700,00 da periculosidade, mesmo tendo que trabalhar no navio todo energizado e correndo risco de vida.

Ou seja, foram vários os motivos que nos levaram a ter que conformar uma Comissão de Fabrica, além do fato de nunca termos o apoio da direção do Sindicato, que sempre quando foram chamados, se negaram a ajudar. Por isso, aceitamos só o apoio da oposição chapa 3 e da Unidos pra Lutar, pois nunca negam apoio quando precisamos!

Por tudo isso, não há a menor possibilidade de suspender a luta sem que a empresa se comprometa a negociar com nossa Comissão e atenda nossas reivindicações para que não tenhamos que passar por todas essas situações degradantes das relações de trabalhos dentro do Brasa. Vamos a luta até a vitória final!

Comissão de Fábrica do Estaleiro Brasa
Data de Publicação: 23/04/2014 17:18:52

Galeria de Fotos: