NOSSA LUTA CONQUISTOU AVANÇOS NA NEGOCIAÇÃO!
Fonte: COMISSÃO DE FÁBRICA DO ESTALEIRO BRASA
A firmeza da greve começou a dobrar a patronal. Nessa quinta, 24, arrancamos uma negociação efetiva na presença da comissão de fábrica e conquistamos avanços. Para isso foi fundamental a paralisação de 100% da produção, por meio dos piquetes, assembléias, passeatas e a ampliação para outros estaleiros como a vitoriosa paralisação do Mauá. Além disso, a atuação das entidades, movimentos e parlamentares que nos apoiaram em todo o país e no exterior, muitos participando das nossas manifestações. Na ultima terça-feira, em audiência na justiça do trabalho se encaminhou uma reunião de negociação que ocorreu nesta quinta, 24, com a presença da patronal, da direção do sindicato e da comissão de fábrica.

Avaliamos como positivo e um avanço de nossa luta as seguintes propostas de acordo para serem avaliadas pela assembléia: a) Revogação de todas as demissões dos Cipeiros; b) Pagamento integral da PLR no dia 30 de abril, proporcional de janeiro a dezembro de 2013; c) Devolução do desconto do adiantamento; d) Assembleia conjunta, da comissão de fábrica e a diretoria do sindicato, na manhã do dia 25 para decidir os rumos do movimento;

Com relação aos dias parados, há um problema. Na ata da reunião havia um acordo de dividir os dias parados da seguinte forma: 50% abonado pela patronal e 50% reposto em um futuro calendário elaborado entre a empresa e os trabalhadores. Porém, para nossa surpresa, após ata ser assinada a empresa desautorizou esse ponto do acordo e informou verbalmente que sua nova proposta era o desconto de todos os dias parados. A proposta de comissão de fabrica é a manutenção da proposta da ata.

Os demais itens da campanha salarial (dissídio)

Na reunião de quinta não foram tratados os demais itens da campanha salarial. Por este motivo estamos propondo que a comissão de fábrica eleita em assembléia acompanhe e seja parte das negociações entre a diretoria do sindicato e a patronal. Queremos que o sindicato e comissão de fábrica realizem uma assembléia sobre o tema para avaliar as negociações até o dia 7 de maio. Além disso, que o sindicato realize assembleias em todos os estaleiros para tratar da campanha salarial.

COMISSÃO DE FÁBRICA DO ESTALEIRO BRASA
Data de Publicação: 24/04/2014 19:35:48

Galeria de Fotos: