Pronunciamento do Deputado Chico Alencar
Deputado do PSOL/R apoia greve do Maua (EISA PETRO I)
Fonte:
Pronunciamento
(Do Senhor Deputado Chico Alencar, PSOL/RJ).

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados e todo(a)s o(a)s que assistem a esta sessão ou nela trabalham:

Às vésperas do Dia Internacional do(a)s trabalhadore(a)s, a direção do Estaleiro Mauá, de forma inconsequente, demitiu ontem mais de 100 trabalhadores, em ato arbitrário e que demonstra a pouca disposição patronal para o diálogo.

Desde o dia 23 de abril, os operários do Estaleiro Mauá estão parados devido ao atraso no depósito do vale alimentação. Além disso, eles exigem o pagamento da participação nos lucros do ano de 2013, assim como a volta do adiantamento do salário, que está suspenso desde setembro, ou que ele seja pago no dia 30 de cada mês.

Devido à intransigência da empresa e à posição ambígua da direção do Sindicato, os trabalhadores formaram uma Comissão de Fábrica para negociar e mobilizar o conjunto dos operários.

Na semana passada, trouxemos a esta Casa a situação dos metalúrgicos do estaleiro Brasa, que estavam em greve praticamente pelos mesmos motivos dos trabalhadores do Mauá. Depois de muita mobilização, enfrentando a respectiva patronal, os operários do Brasa saíram vitoriosos, conseguindo a reintegração de 14 funcionários e o pagamento integral da participação nos lucros.

Nota-se, assim, um contexto de lutas que apontam para o protagonismo da base operária e popular no enfrentamento de empresas e direções sindicais não confiáveis. O Primeiro de Maio carrega o simbolismo dos avanços históricos da classe trabalhadora. Em 2014, a data expressa um novo quadro de articulação e politização dos setores explorados do país, em defesa de sua dignidade e direitos.

Pelo exposto, manifestamos nosso total apoio aos trabalhadores do estaleiro Mauá, que lutam pela reintegração dos operários demitidos e pela abertura imediata das negociações por parte da direção da empresa administradora. Que essa luta resulte em mais uma vitória da população, concretizando direitos e aprofundando a nossa democracia. Quem luta conquista!

Agradeço a atenção,
Sala das Sessões, 30 de abril de 2014.


Chico Alencar
Deputado Federal, PSOL/RJ
Data de Publicação: 02/05/2014 11:46:32

Galeria de Fotos: