INDIGNAÇÃO X TRUCULÊNCIA NAS RUAS DE BELÉM
Protesto da Juventude contesta a Copa e o aumento da Tarifa de ônibus
Fonte: SINTSEP-PA
A juventude e os trabalhadores foram às ruas mais uma vez contra o aumento da passagem e contra a Copa da FIFA . Em Belém, o 20 de maio foi programado pelos governos para ser um dia de festa com a exposição da Taça da Copa do Mundo. No entanto, o dia foi marcado pelo ato organizado pela juventude em frente ao espaço são José Liberto (local onde ocorria a exposição da taça).

Os manifestantes que denunciavam o aumento da tarifa de ônibus e contestavam a realização da Copa do Mundo no Brasil foram duramente reprimidos pela Policia Militar que, a mando do governo Jatene (PSDB), utilizou bombas, gás e spray de pimenta para atacar os manifestantes. T

Os diversos coletivos de juventude que construíram o ato garantem que as mobilizações não vão parar até que o aumento da tarifa seja revogado.

Contra o aumento

Desde segunda-feira a tarifa de ônibus de Belém e Região Metropolitana está mais cara. O Prefeito Zenaldo Coutinho, a fim de favorecer os empresários do transporte público, sancionou o aumento de R$ 0,20 na tarifa de ônibus. A passagem está mais cara, mas a qualidade do transporte público continua a mesma: ônibus lotados e sujos, muitas vezes caindo aos pedaços e longas esperas nas paradas. É por essa situação de caos que a população está indo as ruas e eles garantem que não vão descansar até a tarifa cair.

Contra a Copa

Num país em que educação, saúde e segurança pública vão de mal a pior, a realização da Copa e os gastos com estádios vem sendo contestada nas ruas desde junho de 2013. Desde 2010, quando foi anunciada a realização da Copa no Brasil se iniciou uma série de injustiças, abusos e violações de direitos humanos cometidas pelo governo e pela FIFA.

Apoio às lutas

O SINTSEP-PA, junto com a Unidos Pra Lutar e a juventude do Vamos à Luta construiu ativamente a mobilização. Nossos Advogados também estiveram no ato para prestar apoio jurídico aos manifestantes. Acreditamos que somente a mobilização dos trabalhadores e da juventude será capaz de derrotar o aumento da tarifa e que, mais do que nunca, é preciso denunciar a Copa e todos os problemas que sua realização trouxe aos trabalhadores.
Data de Publicação: 22/05/2014 15:32:13

Galeria de Fotos: