TODO APOIO À OCUPAÇÃO ZUMBI DOS PALMARES EM SÃO GONÇALO
Nota da CST - PSOL
Fonte:
No dia 31/10 mais de trezentas famílias ocuparam terrenos em Santa Luzia, São Gonçalo. A ação foi coordenada pelo Movimento dos trabalhadores Sem Teto (MTST) e conta com o apoio de diversas entidades e lideranças dos movimentos sociais.


Em São Paulo, o MTST tem realizado mobilizações massivas. A ocupação de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, se estendeu rapidamente e a cada dia se somam novas famílias. Em 03/11 as famílias protagonizaram uma grande mobilização, ocuparam a Prefeitura do município e conseguiram uma audiência iniciando os primeiros passos para uma negociação. Tudo indica que a ação tende a se fortalecer. Todos os dias, durante a realização das assembleias, se fazem presentes novos apoiadores. Entidades estudantis, sindicatos, parlamentares e movimentos sociais se somam à empreitada.


A ocupação, batizada “Zumbi dos Palmares”, é mais uma expressão da profunda crise habitacional que assola o país. Passadas as eleições, onde Dilma com discursos mentirosos tentou enganar e pintar o Brasil como o país das maravilhas, o Zumbi dos Palmares mostra a realidade do país e a verdadeira face do governo. A política econômica da Dilma destina menos de 0,02% do orçamento federal em habitação, no entanto 42% vão para pagar a dívida pública engrossando os bolsos dos banqueiros. O reflexo desta medida é o enorme índice de pessoas vivendo de aluguel, em áreas de risco ou pelas ruas do país. Governos de PT, PSDB, PMDB e seus aliados, apesar de se acusarem nas campanhas eleitorais, votam juntos o mesmo orçamento que condena os trabalhadores e o povo pobre.


É preciso mudar completamente o orçamento nacional. Somente com a suspensão do pagamento aos banqueiros haverá dinheiro para investir nas áreas sócias e apostar em planos habitacionais.


A permanência das famílias no acampamento Zumbi dos Palmares já é uma vitória desta ação e um exemplo de luta e coragem. Temos que rodear de solidariedade a ocupação para impedir qualquer tentativa de despejo por parte dos governos. Exigimos a imediata desapropriação dos terrenos e um plano de construção de moradias populares, que é que exigem e precisam centenas de famílias.


A CST, Corrente Interna do PSOL, declara apoio incondicional a esta justa luta.


CST - CORRENTE SOCIALISTA DOS TRABALHADORES- Partido Socialismo e Liberdade

07/11/2014
Data de Publicação: 07/11/2014 19:10:12

Galeria de Fotos: