Nenhuma confiança na direção burocrática do SINTUFRJ.
Fonte: UNIDOS pra LUTAR - SINTUFRJ
No 4 de novembro, no auditório do CT, realizou-se a assembléia da categoria chamada pelo SINTUFRJ, que tinha como ponto de pauta discutir o calendário das eleições para nosso sindicato relativas ao biênio 2015/2016 . Em uma assembléia, mais uma vez esvaziada, a direção iniciou o ponto informando que houve uma reunião de algumas forças políticas para definir o calendário eleitoral. Participaram da reunião os setores cutistas (Tribo e CSD), CTB e, infelizmente, o Sintufrj Vermelho. Nós da Unidos Para Lutar nos recusamos a participar desta reunião com a burocracia governista, pois não temos nenhuma confiança nessa direção que já traiu a categoria por diversas vezes.

Francisco de Assis informou na assembléia que a reunião com essas forças políticas resultou em um documento que amarrava as seguintes propostas:

Congresso da Categoria – CONSINTUFRJ, antes das eleições do SINTUFRJ, possivelmente em março.

Eleições para o SINTUFRJ em maio/junho. Nessa linha de proposta a atual direção prorrogaria seu mandato até 08/07/2015, quando a nova direção eleita assumiria o Sindicato.

Ou seja, além dessa direção não ter encaminhado o Congresso da categoria da UFRJ durante sua gestão, ela também não iniciou o calendário eleitoral no devido prazo, criando um fato consumado, que seria: se chamasse a eleição para ainda este ano, faríamos uma eleição com a universidade esvaziada, o que não interessa para nós lutadores.

Nós, Unidos Para Lutar, defendemos que o processo eleitoral se iniciasse na última semana de fevereiro para que a nova direção fosse empossada no final de março/início de abril, nos deixando livres para fazer nossa campanha salarial, pois partimos da avaliação de que o ano de 2015 será de muitas lutas, pois o governo Dilma vai continuar sua política de ajuste e arrocho salarial e que era necessário fazer logo as eleições para que o movimento pudesse se armar, enfrentar o governo e fazer uma forte campanha salarial com uma nova direção. Nessa proposta, o encaminhamento de nosso congresso seria feito já com a nova direção eleita.

Manobrando na assembléia, como já é costume dessa direção, os governistas separaram as votações. Primeiro votou a prorrogação do mandato onde todas as forças políticas tiveram acordo para não fazermos uma eleição de mentirinha. E, em seguida, propôs a votação de realização do congresso antes ou depois das eleições. Nesta votação a direção CUT/CTB traiu o acordo feito com a CSD e o Sintufrj Vermelho de realizar o congresso antes das eleições e votou pela realização do congresso após a eleição da nova direção.

Resultado da ópera, a eleição para a gestão 2015/2016, vai ser em maio/junho de 2015, ou seja, a CUT/CTB conseguiu aprovar a prorrogação de seu mandato por 6 meses sem realizar, mais uma vez, o congresso, que era o que eles queriam desde sempre, por isso não chamaram eleições em tempo hábil e por isso criaram uma falsa ilusão para setores da categoria, acenando com a possibilidade de um congresso da UFRJ, e depois traíram. Na verdade essa direção governista nunca quis fazer congresso nenhum.

Ou seja, a direção CUT/CTB ganhou mais 6 meses de mandato, sendo legitimado pelas forças políticas que tinham acordo com essa proposta.

Se não haverá congresso em março, porque prorrogar seu mandato até final de junho, qual o problema em fazer as eleições em março ?

Mais uma vez está provado que não se deve confiar nesta burocracia sindical do SINTUFRJ. É um erro acreditar que a CUT/CTB podem cumprir qualquer acordo, mesmo que seja nos marcos democráticos.
Um outro erro é acreditar que há diferenças entre Tribo/CUT e CTB, que existe crise na direção do SINTUFRJ, pois ontem e em todas nossas greves, os irmãos siameses votaram juntos em todas as propostas, a crise entre CUT e CTB é somente pelo aparato do SINDICATO.

Para nós lutadores, que todo ano estamos nas greves, nas mobilizações, só temos um caminho, juntar nossas forças na luta por salário, condições de trabalho, não permitir a implementação da Ebserh, etc. E, quando vier as eleições, precisamos unir todos esses lutadores que desejam um sindicato de luta, sem rabo preso com o governo Dilma e com a reitoria, formar nossa chapa de oposição para tirar de nosso sindicato essa burocracia sindical governista da CUT e CTB e eleger uma direção classista na UFRJ.

UNIDOS PARA LUTAR-UFRJ
Data de Publicação: 11/11/2014 09:52:24

Galeria de Fotos: