A fraude foi confirmada: Após denúncia da chapa 2, justiça anula eleição do Sindicato do Asseio e Conservação do Rio
Garis exigem novas eleições limpas, transparentes e democráticas!
Fonte:
A mascara caiu! A fraude foi descoberta. Após nossa denuncia a justiça anulou a eleição e marcou uma audiência em abril. Uma vitória da categoria e da Oposição!
A atual diretoria gastou milhões no circo eleitoral. Com o dinheiro da categoria eles contrataram advogados, carros/ônibus, 300 brutamontes de São Paulo e pagaram pessoas pra se camuflar de eleitores por meio de uma lista fraudada pelo sindicato. Mas a casa caiu e eles se ferraram. Mesmo organizando uma fraude, a votação foi muito baixa. Pouco mais de 500 associados participaram (numa categoria de mais de 100 mil trabalhadores e cerca de 2800 sindicalizados). Isso porque a comissão eleitoral, dirigida pelo sindicato, não garantiu urnas fixas e nem abriu as urnas nos horários em que a categoria entra no serviço.

MOBILIZAR PARA GARANTIR ELEIÇÕES LIMPAS E DEMOCRÁTICAS

A força da Oposição vem do apoio de cada local de trabalho. A gente venceu a primeira batalha cancelando a eleição, mas pra vencer a guerra os trabalhadores têm que se movimentar fortalecendo a oposição. Com a participação da base podemos garantir eleições limpas e democráticas. Vamos exigir novas eleições com ampla participação pra que a categoria decida no voto quem deve dirigir o sindicato.

CAMPANHA SALARIAL: QUEREMOS NEGOCIAÇÃO DE VERDADE E UM ASSEMBLEIA GERAL!

No dia 3 de março, ocorreu uma reunião com a COMLURB pra tratar da nossa pauta. Infelizmente a reunião terminou sem nenhuma contraproposta. Eles esperavam a fraude pra assinar um acordo rebaixado com o sindicato e a maior parte da Comissão, mas se deram mal. Por isso continuam nos enrolando.
Os trabalhadores não aceitam perdas salariais e péssimas condições de trabalho. Não vamos suportar o ajuste fiscal (aumento da luz/transporte/impostos e a retirada de direitos) orientada por Dilma, Paes e Pezão. Por isso queremos negociação de verdade e uma nova assembleia pra tirar a campanha salarial da paralisia. Nossa proposta é que a assembleia ocorra dia 11/03, em frente a Sede da COMLURB.

MOBILIZAÇÃO!

No dia 06/03, você trabalhador precisa comparecer a sede da COMLURB (Major Ávila) e debater a continuidade da luta. Essa luta é de todos, pois está em jogo nosso salário e você precisa lutar por esse e outros benefícios. Unidos Podemos conquistar vitórias.

QUEM FRAUDA ELEIÇÃO E TRAI A LUTA NÃO PODE CONDUZIR A CAMPANHA SALARIAL SOZINHO sozinho

A atual direção fraudou a eleição pra fingir que representa a categoria. A maioria da comissão de base, eleita em Guadalupe, também se vendeu e estava com a Chapa 1 (da atual diretoria). É preciso uma nova comissão pra conduzir as negociações. Nossa proposta é uma Comissão paritária, formada meio a meio, entre a direção do Sindicato e a Oposição. Essa comissão não pode assinar nenhum acordo. Deve levar as informações pra assembleia onde os trabalhadores devem decidir o que fazer.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boletim da Chapa 2 distribuído no dia da eleição:

ELEIÇÕES 2015: A direção traidora do Sindicato de Asseio e Conservação do Rio organizou a
Fraude! Os pelegos traidores montaram uma falcatrua escandalosa! Vamos repudiar esse golpe fortalecendo a chapa 2 – Oposição!

Desde a greve de 2014 os Garis e demais trabalhadores da COMLURB vêm lutando contra a direção pelega e governista do sindicato. Esses traíras, ligados a UGT, vendem nossos direitos e foram contra a greve que obteve uma das maiores conquistas de nossa história. Por isso, eles são rejeitados nas gerências. Agora, em meio à Campanha Salarial 2015, chamaram uma eleição para atrasar as negociações e atrapalhar novas conquistas. Com medo de sofrer uma derrota de lavada, montaram uma fraude contra a Chapa 2!

Veja como esses pilantras estão roubando na mão grande:

1- Montaram um estatuto que dá poder para a direção mandar em tudo, sem passar por assembleia. Eles indicam a comissão eleitoral que faz o que a direção manda. Tudo contra a categoria, inclusive o prazo ridículo de campanha.

2- Não temos as listas de votação por empresa e local de trabalho e não é possível encontrar os eleitores e fiscalizar os votantes. Qualquer pessoa com uma carteirinha do sindicato, feita pela própria direção, pode votar no esquema montado por eles. Por exemplo, na COMLURB sabemos que o índice de sindicalização é muito baixo. Nas terceirizadas menor ainda.

3- A eleição não é no local de trabalho e nem no horário que a gente começa o serviço. A eleição só começa às 9h, depois que todo mundo já tá na varredura e na coleta. O pior é que são apenas 12 urnas, sendo 10 itinerantes (ficam circulando num carro do sindicato pelas ruas da cidade!). O eleitor nunca vai achar as urnas itinerantes quando quiser votar. Uma eleição fantasma!

4- Fizeram uma lista à parte de aposentados, quando sabemos que a maior parte dos aposentados continua trabalhando, alguns até em outras funções. Mas no caso dos verdadeiros aposentados, a lista não dá o endereço da pessoa. É impossível fazer campanha e fiscalizar um eleitor que não sabemos onde encontrar.

5- Na última semana os funcionários do sindicato se negaram a receber um oficio da nossa chapa especificando nossos mesários. Eles querem mandar até na nossa chapa!

Além de questionar esses absurdos em nossa campanha e na reunião da Comissão Eleitoral, nossa chapa também entrou na justiça pedindo a suspensão da eleição para corrigir esses problemas. Estamos na disputa eleitoral para valer e precisamos do apoio e da mobilização dos trabalhadores, único caminho para derrotar a pelegada, os patrões, diretores e gerentes que fazem campanha para a atual direção.

FRAUDE NA ELEIÇÃO E TRAIÇÃO NA CAMPANHA SALARIAL

A pelegada montou essa fraude para mostrar serviço para o Eduardo Paes e para a direção da COMLURB que são quem sustentam esses traidores. Querem usar a eleição para negociar um acordo rebaixado com o Prefeito e com Roriz e ainda vão ter a cara de pau de falar que depois da fraude “foram eleitos para representar a categoria”. Não vamos permitir! Como em 2014, vamos organizar a luta pela base para derrotar o governo e os pelegos e obter aumento de salário e condições de trabalho dignas. Por isso é preciso apoiar a Chapa 2 nas eleições e na Campanha Salarial.
Nós da Oposição queremos devolver o sindicato para a categoria e tirar nossa entidade das mãos do prefeito Eduardo Paes e da patronal do Asseio. Defendemos a luta dos trabalhadores das Terceirizadas que sofrem com o não pagamento de salários e atraso de benefícios.

Data de Publicação: 03/03/2015 18:38:26

Galeria de Fotos: