Há 145 anos do nascimento de Lenin
Fonte: Traduzido de www.laizquierdadiario.com
Lenin, Vladimir Ilich Ulianov (1870-1924), fundador e espírito organizador das Repúblicas Soviéticas e da Internacional Comunista, o discípulo de Marx, líder do Partido Bolchevique e organizador da Revolução de Outubro na Rússia, nasceu em 9 (22) de abril de 1870, na cidade de Simbirsk, hoje em dia, Ulianovsk. Seu pai, Ilya Nikolaievich, era professor. Sua mãe, Maria Alexandrovna, era filha de um doutor chamado Berg. Seu irmão mais velho (n. 1866), se uniu a “Narodovoltze” (uma sociedade terrorista revolucionária) e participou do falido atentado contra a vida de Alejandro III, e foi executado (em 1891); este foi um fator determinantes na vida de Lenin.

Primeiros anos

O terceiro de uma família de seis, Lenin completou seu curso no ginásio de Simbirsk em 1887 e obteve medalha de ouro. Ingressou na Universidade de Kazan para estudar Direito, mas, em dezembro do mesmo ano, foi expulso por ter participado de uma reunião de estudantes e foi desterrado de seu país. Somente no outono de 1889, que se permitiu que voltasse a Kazan, onde começou a fazer um estudo sistemático de Marx e conheceu os membros do círculo marxista local. Em 1892, Lenin foi aprovado nos exames de Direito da Universidade de São Petersburgo (1), e começou a advogar em Samara, atuando como representante de defesa em diversos processos e julgamentos. Sua vida, no entanto, esteve principalmente dedicada ao estudo do marxismo e sua aplicação no desenvolvimento econômico e político da Rússia e, consequentemente, de todo o mundo.

Em 1984, se mudou para São Petersburgo e começou seu trabalho de propaganda. A este período correspondem os primeiros escritos polêmicos de Lenin dirigidos contra o partido popular e que passaram de mão em mão em forma de manuscrito. Imediatamente depois, Lenin empreendeu uma luta teórica na imprensa contra os falsificadores de Marx. Em abril de 1895, viajou ao exterior para se reunir com Plekhanov, Zasulich, Axelrod e o Grupo marxista conhecido como Emancipação do Trabalho. Em seu retorno à São Petersburgo, organizou o ilegal Sindicato para a liberação da classe trabalhadora que, rapidamente, se transformou em uma importante organização que levava adiante tarefas de propaganda entre os trabalhadores. Em dezembro de 1895, Lenin e seus colaboradores mais próximos foram presos. Passou o ano 1896 na prisão e, em 1897, foi mandado para o exílio por três anos na província de Yenisei no leste da Sibéria. Em 1898, se casou com N. K. Krupskaia, uma camarada do Sindicato de São Petersburgo e sua fiel companheira pelos 26 anos restantes de sua vida. Durante o exílio, finalizou seus trabalhos econômicos mais importantes, “O desenvolvimento do capitalismo na Rússia”, baseado em um enorme corpo de material estatístico (1899). Em 1900, Lenin foi à Suíça com o objetivo de organizar, com o Grupo Emancipação do Trabalho, a publicação de um periódico revolucionário dirigido à Rússia. No final do mesmo ano apareceu em Munique o primeiro exemplar do Iskra, com o lema “Desta faísca arderá a chama”. Seu objetivo era dar uma interpretação marxista dos problemas da revolução, com as consignas políticas de luta, e para formar um partido revolucionário centralizado clandestino de social-democratas, o qual, estando à frente do proletariado, iniciaria a luta contra o tszarismo. A ideia de que um partido organizado que lidere a luta do proletariado em todas suas formas e manifestações, uma das ideias centrais do leninismo, está intimamente ligada à ideia de hegemonia da classe operária dentro do movimento democrático do país. Esta ideia encontrou uma expressão direta no programa da ditadura do proletariado quando o desenvolvimento do movimento revolucionário preparou as condições para a Revolução de Outubro.

A Revolução de 1917

Quando estorou a Revolução de fevereiro de 1917, Lenin estava na Suíça. Suas tentativas de chegar à Rússia se depararam com a oposição do governo britânico e decidiu, então, viajar pela Alemanha. O êxito do seu plano deu a seus inimigos a chance para uma feroz campanha de calúnias, as quais foram insuficientes para o impedir de assumir a direção de seu partido e. em curto tempo, da revolução.

Na noite de 4 de abril, ao descer do trem, Lenind discursou na estação Finlândia, em Petrogrado. Repetiu e desenvolveu as ideias principais que manteria nos dias seguintes. A queda do tszarismo, disse Lenin, era somente a primeira etapa da revolução. A revolução burguesa já não podia satisfazer as massas. A tarefa do proletariado era se armar, fortalecer o poder dos soviets, despertar os distritos do país e preparar para a conquista do poder supremo em nome da reconstrução da sociedade sobre bases socialistas.

O programa de mudanças sociais não era só mal visto por aqueles que participavam na propaganda do socialismo nacionalista, mas também encontrou oposição dentro os próprios bolcheviques. Plekhanov qualificou o programa de Lenin de "louco". Lenin, no entanto, previu que a desconfiança na burguesia e no governo provisório cresceria com mais força a cada dia, que o partido bolchevique obteria uma maioria nos soviets e que o poder supremo passaria a suas mãos. O pequeno jornal Pravda se transformou, repentinamente, ao estar sob seu comando, em um poderoso instrumento para a derrocada da sociedade burguesa.

A política de coalizão com a burguesia pelos nacionalistas e o desesperado ataque com o qual os aliados forçaram o Exército Vermelho a assumir o front provocaram as massas e levaram à manifestações armadas em Petrogrado nos primeiros dias de julho. A luta contra o bolchevismo se tornou intensa. Em 5 de julho, documentos falsos foram publicados pelos serviços secretos contrarrevolucionários pretendendo provar que Lenin estava atuando sob ordens do estado-maior alemão. Ao anoitecer, destacamentos "confiáveis" convocados desde o front por Kerensky e oficiais cadetes dos distritos ao redor de Petrogrado ocuparam a cidade. O movimento popular foi derrotado. A perseguição a Lenin chegou a seu ponto mais alto. A partir daí começou a trabalhar clandestinamente escondendo-se primeiro em Petrogrado com uma família de trabalhadores e depois na Finlândia.

Os dias de julho e as represálias que se seguiram provocaram uma explosão de energia das massas. Os bolcheviques obtiveram a maioria nos soviets de Petrogrado e Moscou. Lenin demandou uma ação decisiva para tomar o poder central. "Agora ou nunca!", repetia em veementes artigos, cartas e entrevistas. (...).
Morte: O esgotamento, como resultado de um excessivo e duro esforço ao longo de vários anos, arruinou a saúde de Lenin. A esclerose afetou suas artérias cerebrais. Em princípios de 1922, seus médicos o proibiram de realizar tarefas diárias. De junho a agosto, a doeça avançou rapidamente e, pela primeira vez, começou a perder a capacidade de fala, e, em dezembro, sua mão e perna direita ficaram paralisadas. Morreu em 21 de janeiro de 1924, às 6:30 da manhã, em Gorki, perto de Moscou. Seu funeral foi uma mostra de amor e dor exemplar por parte de milhões.

A aparência de Lenin se distinguia por sua simplicidade e fortaleza. Era mais baixo que a média comum, com os traços comuns de um rosto eslavo, iluminados por um olhar penetrante; sua testa e cabeça ainda mais poderosa deu-lhe uma característica distintiva. Ele era um trabalhador incansável, sem par. Pôs a mesma consciência exemplar em círculos de leitura em um pequeno clube de trabalhadores em Zurique e na organização do primeiro Estado socialista do mundo. Soube apreciar e amar plenamente a ciência, a arte e a cultura, mas nunca se esqueceu de que as mesmas ainda estavam nas mãos de uma pequena minoria. Seu estilo de vida no Kremlin era algo diferente de sua vida como exilado no exterior. A simplicidade de seus hábitos diários é devido ao fato de que o trabalho intelectual e luta intensa não só absorveu seus interesses e paixões, mas também lhe deram uma intensa satisfação. Seus pensamentos nunca deixaram de se concentrar na tarefa de libertar os trabalhadores.

(1) A cidade de São Petersburgo foi fundado por Pedro O Grande em 1703, transformando-lá na capital do império russo até a Revolução de Outubro, quando o governo sovitético transferiu sua capital a Moscou. De 1914 e 1924 passou a se chamar Petrogrado e da morte de Lenin, em 1924, até 1991 se converteu em Leningrado. Em 1991 retomou seu antigo nome: São Petersburgo.
Data de Publicação: 04/05/2015 15:59:38

Galeria de Fotos: